Reeducação alimentar tem suas diferenças quanto a dieta. Neste post vamos mostrar o que é, quais as principais diferenças entre eles, como funciona e quais os benefícios desta prática para sua como um todo.
O que é Reeducação Alimentar?
Nada mais é do que o SIMPLES ato de modificar seus hábitos alimentares e comportamentos com relação à alimentação. Portanto, seu principal objetivo é fazer com que você tenha uma vida saudável, consequentemente prevenir doenças e manter sua saúde em dia.
É verdade que a reeducação alimentar ajuda no processo de emagrecimento, afinal você muda seus hábitos. No entanto, a diferença é que isso é feito de modo saudável e com o intuito de cuidar do seu corpo e mente.
No início do processo não será tão fácil, pois mudar sempre tem seus obstáculos. Com o tempo, os hábitos vão se tornando cada vez mais naturais e mais englobados na sua rotina.
Diferenças da Reeducação alimentar para a Dieta
A principal diferença é que a reeducação alimentar não visa extinguir o consumo de alimentos que você gosta ou qualquer outro. Mas, organizar melhor a ingestão das porções desses alimentos de forma mais saudável.
Dessa forma, existem alguns tipos de dietas que dietas que restringem o consumo de carboidratos, que priorizam no uso de shakes, insistem no consumo excessivo de líquidos, entre outros.
É bem provável que você já tenha realizado uma dieta e que deu muito resultado, mas logo você voltou ao peso que estava antes ou até aumentou.
Isso acontece porque o corpo e nosso comportamento não foram adaptados para esses tipos de dietas. Portanto, após a dieta você começa a sentir uma vontade incontrolável de consumir massas e açúcares. Essa vontade tem o nome de compulsão alimentar.
Portanto, a reeducação alimentar é um processo para durar a vida toda!
Como fazer a sua Reeducação Alimentar?
Antes de iniciar este processo, é importante que você consulte profissionais especializados. Pois, você vai precisar de uma orientação focada em seus hábitos, rotina e estado atual de saúde.
Dessa forma, juntos irão ajudar você na organização da nova rotina de alimentação para que você não sofra com nenhum tipo de deficiência de nutrientes.
Para ajudar você nesse processo, separamos algumas dicas! Confira abaixo:
- Aumente seu consumo de água, bebendo no mínimo 2 litros por dia;
- Ingira mais fibras, de preferência na forma de verduras e frutas;
- Aumente o tempo de mastigação, isso libera os hormônios da saciedade, reduzindo a qualidade de alimento que consome;
- Desenvolva o paladar amargo e azedo;
- Consuma proteínas de alto teor nutricional;
- Coma alimentos com gorduras boas;
- Faça suas refeições em ambientes calmos, sem distrações;
- Elimine alimentos processados;
- Pratique atividades físicas;
- Desenvolva uma mente tranquila.
Esses são passos práticos, mas o mais importante é que você comece devagar e seja persistente!
Quais os benefícios deste método
Mais qualidade de vida
A alimentação é o fator mais importante para mantermos nossa saúde em dia. Portanto, possuir uma alimentação saudável e equilibrada garante que nosso corpo tenha os nutrientes e vitaminas adequadas.
Melhoria do sono
Com a alimentação saudável e equilibrada o nosso ciclo de sono fica regulado. Dessa forma, acordamos com mais disposição e energia para desempenhar nossas responsabilidades do dia.
Menos risco de doenças
Possuir uma alimentação saudável e inteligente permite que você tenha uma ótima qualidade de vida e garante longevidade. Logo, ter um corpo regulado, bem nutrido as chances de ter alguma doença reduzem.
Controle saudável da gordura corporal
Além de trazer diversos benefícios para a saúde, a reeducação alimentar contribui para quem se preocupa com a estética do corpo. Diferente do que pode ocorrer quando se faz dieta, pois elas nos fazem perder peso, porém também perdermos musculatura.
Gostou no nosso artigo sobre reeducação alimentar? Complemente esta leitura assistindo nosso vídeo AQUI.