Pode ser chamada também de hormônio da intimidade ou da confiança, a ocitocina faz você se sentir bem. É liberada em grandes quantidades no parto ajudando o útero contrair e evitando assim hemorragias, promove a liberação do leite materno e estimula a formação do vínculo entre mãe e filho.
Os maiores estímulos para liberação de ocitocina além do parto, ocorrem através do abraço forte, trocas de olho no olho, sorrisos e orgasmo. Esse hormônio funciona como uma supercola para os relacionamentos.
Essa substância protege contra o estresse e promove o relaxamento. Há estudos que chegam a afirmar que ela é capaz de acelerar processos de cura. Como falei antes também chamada de hormônio da confiança, pessoas com níveis altos de ocitocina são mais predispostas a confiar em estranho e fazerem doações em dinheiro.
A ocitocina é fundamental para inibir o medo e a tensão, permitindo intimidade física e o sexo. Esse hormônio altera todo o seu circuito do pensamento crítico (julgamento) e do medo. Diante disso você começa a entender o funcionamento do cérebro de uma pessoa apaixonada.
O amor está no ar! Gostou de entender da química da paixão? Mande suas dúvidas nos comentários.
Abraços,
Dra. Eliza Reis, Dr. Ricardo Rocha e
Toda Equipe Avantis Clínica.