Estamos entrando na era onde a inteligência humana será superada pela inteligência artificial. O conhecimento está aberto, disponível em qualquer dispositivo eletrônico que esteja conectado à rede. O que vai nos diferenciar das máquinas? Qual será nosso diferencial competitivo de mercado? Alguém desconfia? Quem falou EMOÇÕES, acertou! Investir no SER e não no ter, aumentar a consciência, gerenciar as emoções, este é o pulo do gato do milênio.
Mas neste mundo tão corrido, tão desatento e automatizado, onde vivemos no automático, conectados na rede, porém desconectados da nossa essência, emocionalmente tão atrofiados, que não é raro encontrar adolescentes de 50 anos e crianças de 40 anos de idade. E é sobre isso que gostaria de falar, como identificar uma imaturidade emocional.
Algumas características são marcantes na imaturidade emocional:
FALTA DE AUTORESPONSABILIDADE: dirigir a própria vida e se responsabilizar por tudo que acontece com você mesma é o que caracteriza a autorresponsabilidade. As crianças são acostumadas a ser comandadas e dirigidas e a falta de crescimento emocional, nos faz arrastar esta característica para a nossa vida adulta, isso nos faz dar várias desculpas para nos manter em relacionamentos que não gostamos, empregos que não nos realizam e a culpar os outros para justificar a nossa estagnação.
FALTA DE AUTONOMIA: estabelecer relações de dependência com os outros, inclusive dependência emocional, amar alguém única e exclusivamente porque tem um ganho secundário ou porque precisa desta pessoa para conseguir algo, estabelecer posse em relação ao outro ou tentar controlar o outro impondo a sua vontade. As atitudes citadas são receitas para criar relacionamentos tóxicos onde não existe liberdade e autonomia, típicos da imaturidade emocional.
FALTA DE AUTOCONTROLE: a capacidade de adiar recompensas, visando um bem maior para si e para os outros, chama-se autocontrole. Sabe quando você precisa perder peso e cuidar da sua saúde porque tem filhos pequenos e dependentes e precisa abrir mão dos salgadinhos ou doces ou refrigerantes? Então, há pessoas que entram em um estado de inconsciência e falam que amam brigadeiro, que é impossível largar o refrigerante, que não vivem sem a cervejinha, enfim… Há uma criancinha gritando lá dentro de você pedindo balas e pirulitos.
INCAPACIDADE DE GERIR OS RECURSOS FINANCEIROS: isso pode se traduzir em um consumismo excessivo para criar uma imagem atraente para os outros, pode ser através de gastos para compra de amor, criar uma vitrine para esconder falhas ou incompetências. As pessoas imaturas têm impulsividade e compulsividade para esconder vazios emocionais.
EGOCENTRISMO: as pessoas imaturas acham que o mundo gira ao seu redor e que tudo que acontece na vida está relacionado com elas. Tem a incapacidade de se colocar no lugar do outro e sempre acham que tem que satisfazer as suas vontades passando por cima de quem quer que seja.
O crescimento pessoal emocional é um processo sem linha de chegada, somos seres em construção, o que nos diferencia é a incompletude, então iniciar o caminho do autoconhecimento através da tomada de consciência é o primeiro passo, às vezes isso é doloroso, é desafiador admitir as limitações, mas como eu sempre digo, a vida só melhora. Que tal dar o primeiro passo para seu crescimento?
Dra. Eliza Reis CRM/Pa 6505
Médica geriatra e Medicina Funcional
Coach de Bem-Estar